O que é depressão?
Para definir a depressão, precisamos sair do senso comum acerca das características da depressão. Diante deste panorama do senso comum, ainda é tratado sem a atenção necessária, surge a necessidade de desmistificar o tema, considerando a gravidade. A literatura mostra que a associação entre suicídio e depressão. Do ponto de vista técnico científico, a depressão é uma doença mental.
Na depressão o paciente possui uma tríade cognitiva negativa, isto é, a visão de si, do mundo e do futuro é distorcida.
Quais são os primeiros sinais e como diferenciar da tristeza?
O sintoma inicial da depressão pode ser muito diferente, dependendo da personalidade, temperamento, evento desencadeante, sexo e idade de cada pessoa. Mas, os sinais mais comuns são: incapacidade de sentir alegria e prazer, sentimentos de inutilidade, desânimo, necessidade de maior esforço para fazer as coisas, irritabilidade, falta de concentração, despertar precoce, excesso de sonolência, insônia, sono agitado, ganho de peso ou perda de peso.
A principal diferença entre uma pessoa deprimida e uma saudável é que, diante de um problema, uma pessoa saudável fica triste, infeliz por um tempo e depois segue sua vida e retoma suas atividades habituais. No entanto, pessoas com sintomas depressivos não conseguem virar a página e permanecem deprimidas por mais tempo.
Os sintomas depressivos afetam como você se sente, pensa e lida com as atividades cotidianas, como dormir, comer ou trabalhar, e devem estar presentes por pelo menos duas semanas antes que um indivíduo possa ser diagnosticado.
Como se comporta uma pessoa com depressão
1 – Tristeza mais intensa e longo período.
Um dos sintomas da depressão é um sentimento intenso e persistente de tristeza. Geralmente, esse sentimento interfere no funcionamento das atividades cotidianas nas esferas social, profissional e acadêmica.
2 – Pessoa menos divertida
Atividades que antes eram prazerosas tornam-se desinteressantes aos olhos de uma pessoa com depressão. É muito comum a perda de interesse ou relutância em trabalhar, estudar ou qualquer ocupação anteriormente apreciada.
3 – Ansiedade
Em alguns casos, a depressão pode desencadear ansiedade. O medo da crise e a preocupação excessiva podem fazer parte do dia a dia das pessoas com depressão.
4 – Pensamentos negativos
Em geral, as pessoas deprimidas são mais autocríticas e veem coisas terríveis sobre si mesmas. Respostas de baixa autoestima como “sou um fracasso” são muito frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte do quadro.
5 – Concentração diminuída
O pensamento lento é um dos sintomas da depressão. Isso porque as pessoas deprimidas pensam mais devagar e demoram mais para entender certas coisas. Em muitos casos, eles se perdem em suas próprias falas e pensamentos. Parece haver uma névoa mental nublando sua mente.
6 – Cansaço excessivo
Os sintomas da depressão também são muito evidentes no corpo humano. A principal alteração física é a diminuição da energia, com fadiga e cansaço constantes.
7 – Alta sensibilidade
As pessoas deprimidas são mais sensíveis à dor física. Existem muitas dores crônicas que podem piorar ou começar a levar à depressão.
8 – Distúrbios do sono
A depressão também está associada a problemas crônicos de sono, seja por privação ou excesso de sono. Insônia (dificuldade para dormir), bem como hipersonia (aumento da sonolência) e outros distúrbios do sono são comuns em estados deprimidos.
9- Alterações no apetite
As pessoas com depressão também experimentam mudanças no apetite, independentemente de comerem mais ou menos. Alguns pacientes comem demais, enquanto outros não têm apetite algum. Portanto, a perda ou ganho de peso é frequentemente associada a sintomas depressivos.
10- Insatisfação com o relacionamento
A depressão também pode interferir nas relações sociais e afetivas. Intensificando conflitos e/ou dificultando sentir bem na relação.
11- Sentir-se sozinho
Em um contexto social, a solidão também é um sintoma de depressão. Afinal, uma pessoa deprimida pode se sentir muito sozinha, com uma sensação inexplicável de isolamento. Ainda assim, eles não têm vontade ou força para interagir, alienando ainda mais os outros.
12- Sentir –se Irritabilidade
Baixa tolerância, sentindo irritabilidade com mais frequência e maior intensidade.
Busque o melhor tratamento e cuide de você!
O diagnóstico só pode ser feito após consulta médica, preferencialmente com
psicólogo ou psiquiatra. O suporte profissional deve ser realizado considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do paciente. O tratamento envolve uma combinação de medicação antidepressiva e terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Para melhorar sua saúde mental, procure um profissional da Saúde mental. Você já notou que tem algum sintoma de depressão? Então entre em contato! Oferecemos tratamento para depressão presencial e online.
Para melhorar sua saúde mental, procure um profissional com formação na área da saúde.